• pt
  • en
  • es
  • Prontidão Dedicada

    Os desafios em administrar contratos na área de atendimento a emergências ambientais no sistema de Prontidão Dedicada são inúmeros. No entanto, quando temos compromisso e planejamento para entregar um trabalho de qualidade, o desafio torna-se nosso aliado.

    A SERVMAR atua desde a década de 90 em serviços relacionados a emergências ambientais, inicialmente prestados, em sua maioria, a grandes companhias distribuidoras de combustíveis, com equipes próprias de Pronto Atendimento Emergencial (EPAE).

    Em julho de 2014, a Servmar deu início à atuação no segmento de Prontidão Dedicada, para o atendimento a vazamentos emergenciais da maior empresa de refino de petróleo do Brasil, operando a partir de Centros de Defesa Ambiental localizados nas regiões Sul e Nordeste.

    Com a incorporação do novo negócio, a empresa passou a um novo ciclo de gestão, investindo na aquisição de veículos leves e pesados, embarcações e equipamentos de grande porte, além da contratação de pessoal especializado para atuar em emergências e administrar suas unidades.

    O desafio foi grande, um dos maiores vividos pela diretoria e equipe técnica da empresa. Com ele, vieram aprendizados e dificuldades; no entanto podemos dizer que “pegamos” o jeito do negócio: passamos a administrar mais contratos na área, chegando a responder em 2017 por 90% dos Centros de Defesa Ambiental daquela empresa de refino de petróleo.

    O serviço de Prontidão Dedicada consiste em manter o estado de “pronto a operar” 24 horas por dia, 7 dias por semana, de equipamentos de propriedade da Servmar e da empresa contratante, como caminhões e caminhonetes, lanchas, balsas, recolhedores e barreiras de contenção.

    As bases de Prontidão Dedicada são fundamentais em planos de contingência regionais de empresas com risco de derramamento de produtos nocivos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde da população. Faz-se necessária agilidade no deslocamento ao local da ocorrência e efetividade no atendimento emergencial.

    Ressalta-se a responsabilidade em gerenciar serviços de Prontidão Dedicada já que, além do compromisso com o cliente, levamos em conta a comunidade no entorno e a preservação do meio ambiente.

    Nesse contexto, podemos afirmar hoje que a SERVMAR, empresa do Grupo OceanPact, um dos maiores no gerenciamento de resposta a emergências no Brasil, está preparada para atuar na gestão de bases de Prontidão Dedicada, com uma equipe multidisciplinar e profissionais preparados para aplicar as melhores técnicas e tecnologias em atendimentos emergenciais, alinhada à preservação ambiental e à segurança operacional.

    Certificações